PROJETOS DE EXTENSÃO

PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO

2019 - Atual  Mapeamento colaborativo: cartografia da arborização urbana e sua relação com as ilhas de calor e zonas de conforto térmico em Goiânia (GO)
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patrícia de Araújo Romão em 13/04/2020.
Descrição: O crescimento desordenado das cidades traz consigo desequilíbrios gerados pela interferência no funcionamento dos componentes do ambiente natural, dentre eles, a criação de ilhas de calor, associadas principalmente ao adensamento urbano, o que configura um ambiente nocivo à própria população que aí reside e/ou trabalha, a qual percebe esses desequilíbrios por meio de desconforto térmico, quando em ambientes construídos, desprovidos de vegetação. Nesse caso, o mapeamento colaborativo, além de contribuir para o conhecimento do estado atual do local mapeado, faz com que a população que participa diretamente nessa atividade cartográfica, perceba a importância da existência da vegetação, tanto para a amenização da temperatura, quanto para o aumento da umidade local. Desse modo, por meio da divulgação dos resultados do mapeamento colaborativo desses ambientes por vezes hostis, a Universidade, tendo tido a colaboração da comunidade local, pode oferecer um retorno a tão importante feito, dando subsídios à formação e desenvolvimento da cidadania, à conscientização por parte de todos os envolvidos nesse mapeamento, dos problemas ambientais urbanos existentes, bem como a percepção de que o mapeamento colaborativo desse espaço pode se constituir em instrumento para que a população participe coletivamente da gestão do ambiente urbano.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / Patrícia de Araújo Romão - Coordenador / Ivanilton José de Oliveira - Integrante / Kássio Samay Ribeiro Tavares - Integrante / ALINE DE JESUS BASTOS - Integrante / RAIANY CRISTINA RIBEIRO SANTOS - Integrante / AMIEL ARAUJO SOARES SANTOS - Integrante.
PROJETOS DE EXTENSÃO CONCLUÍDOS
2020 - 2020  PROJETO DE RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO TAQUARI
Descrição: Por meio de uma minuta de Termo de Cooperação técnica entre a ASSOCIAÇÃO S.O.S. RIO PIRACANJUBA, doravante denominada ASOSP, e a Universidade Federal de Goiás, representada por docentes e técnicos do Instituto de Estudos Socioambientais, doravante denominada IESA/UFG, o projeto / ação extensionista visa a execução do Projeto de recuperação e revitalização ambiental da microbacia Hidrográfica do Córrego Taquari. No escopo do apoio técnico do IESA/UFG, demandam-se os seguintes produtos: mapeamentos de uso e cobertura do solo e análise da dinâmica na microbacia do Córrego Taquari, tendo como base o recorte temporal de 1985 a 2019; mapeamento planimétrico da microbacia, com a indicação dos elementos naturais e artificiais; estimativa do volume e dos fluxos de escoamento hídrico superficial; medidas de interceptação do escoamento hídrico superficial, com a indicação de pontos para instalação de valas de infiltração e outras alternativas compatíveis com a área a ser beneficiada a fim de aumentar os processos de infiltração e atenuar a deflagração de processos erosivos e, consequentemente, de assoreamento dos corpos hídricos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Coordenador / Elizon Dias Nunes - Integrante / Kássio Samay Ribeiro Tavares - Integrante / Rherison Tyrone Silva Almeida - Integrante / Maíra Iaê Savioli Rocha - Integrante.
2018 - 2019  GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS: CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DO AMBIENTE E PRODUÇÃO DO ESPAÇO
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvio Braz de Sousa em 09/05/2018.
Descrição: O projeto de extensão prevê a formação e execução de Grupo de Estudos e Pesquisas em cartografia e geoprocessamento. A metodologia se baseia em encontros semanas, durante seis meses, nos quais serão realizadas: 1) Leitura de obras clássicas da área de Geografia/Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento; 2) Leitura de estudo de casos e aplicação das tecnologias modernas ligadas a cartografia; 3) Palestras com pesquisadores especialistas convidados; 4) Formação de grupos para produção de artigos científicos. Os resultados esperados dizem respeito a melhor formação dos acadêmicos enquanto educadores e cidadãos, para que os mesmos saibam ler e representar o espaço por meio da cartografia moderna..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / Silvio Braz de Sousa - Coordenador / Danilo Cardoso Ferreira - Integrante / Ana Carolina de Oliveira Marques - Integrante.
2018 - 2019  ASSESSORIA E EXTENSÃO AMBIENTAL AO PRÉ-ASSENTAMENTO CURRAL DE PEDRA: PROJETO EM COLABORAÇÃO COM A PROSOL (ITAPURANGA - GO)
 
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvio Braz de Sousa em 09/05/2018.
Descrição: O Campo brasileiro é uma arena de lutas, marcado principalmente pela falta de acesso à terra e a falta de atividades de extensão rural. Tal projeto de extensão justifica-se pela aproximação da Universidade com a realidade agrária brasileira, apresentando soluções para o melhor desenvolvimento e utilização das terras, além da promoção do bem-estar e justiça social. O objetivo central do projeto é de oferecer, por meio da mediação de conhecimentos, extensão ambiental ao pré-assentamento Curral de Pedra em Itapuranga (GO). Entre os objetivos específicos, têm-se: 1) Auxiliar no mapeamento e caracterização ambiental da área do assentamento; 2) Elaborar cartilha com o diagnóstico dos elementos do meio físico natural do assentamento e de boas práticas agrícolas adequadas ; 3) Subsidiar por meio de informação ambiental a organização social, higiene, recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente, além de uma destinação correta de esgoto sanitário e lixo; 4) Envolver a comunidade acadêmica em nível graduação e pós-graduação lato sensu nas atividades de educação e assessoria ambiental; 5) contribuir com a incubadora social (PROSOL) do Campus Itapuranga da UEG na promoção da economia solidária e geração de capital social visando o desenvolvimento endógeno do assentamento Curral de Pedra. A metodologia envolve diversos procedimentos metodológicos, tais como: A) formação de equipe com alunos da graduação em Geografia e pós-graduação lato sensu em Agroecologia e Educação, além de membros da incubadora social (PROSOL) para realização de diagnóstico ambiental da área do assentamento, valendo-se de questionário socioambiental, técnicas de caracterização dos solos (química e física), mapeamento da cobertura vegetal e dos recursos hídricos, atentando as orientações do Código Florestal Brasileiro; B) elaboração de material educativo utilizando para isso as estruturas do Laboratório de Processamento de Dados e Gestão Territorial (LAPROTER) do Campus iItapuranga. Tal material versará sobre as características do assentamento e sua área, bem como, boas práticas agrícolas ancoradas nas fragilidades e potencialidades do terreno. Serão utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento para mapeamento da área do assentamento. Para as análises de solo, ocorrerá amostragem composta, destinando-as para análises laboratoriais na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), por fim, os alunos do curso de agroecologia irão ser treinados para o desenvolvimento de atividades de extensão quanto ao plantio e a manutenção de sistemas agroecológicos familiares. Os resultados esperados dizem respeito a melhor compreensão do recorte espacial do assentamento, suas fragilidades e potencialidades ambientais, os quais poderão nortear uma ocupação sustentável e que traga benefícios para toda comunidade, além da melhor formação e treinamento dos alunos dos cursos de Geografia e Agroecologia e Educação da UEG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / Silvio Braz de Sousa - Coordenador / Danilo Cardoso Ferreira - Integrante / Ana Carolina de Oliveira Marques - Integrante / Joyce Carvalho dos Santos - Integrante.
2018 - 2018  OS DESAFIOS COM A CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO OESTE GOIANO
Descrição: As disciplinas de Cartografia Básica e Temática fornecem aos acadêmicos os pressupostos necessários para a utilização e elaboração de representações cartográficas. Contudo, as formas de transpor estes conteúdos para a educação básica é um desafio para a docência. Partindo desse pressuposto, este projeto visa auxiliar professores de Geografia e acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia da UEG ? Campus Iporá com metodologias e conteúdos relacionados ao ensino de Cartografia Escolar. Uma especificidade interessante do curso de Licenciatura em Geografia do câmpus Iporá é a disciplina de ?Cartografia Aplicada ao Ensino?. Tal disciplina tem como objetivo desenvolver nos alunos os fundamentos teóricos e os procedimentos metodológicos da utilização da Cartografia e da linguagem cartográfica no processo de ensino-aprendizado em Geografia. Dessa forma, esta proposta também visa contribuir como uma complementação à formação acadêmica destes alunos. O projeto será desenvolvido conforme os seguintes procedimentos metodológicos, elencados como fundamentais para a construção do conhecimento cartográfico: levantamento bibliográfico, observação em escolas escolhidas como campo, realização de entrevistas e socialização das discussões; afim de identificar os principais problemas enfrentados pelos professores de Geografia do Ensino Fundamenta II ao trabalharem com a Cartografia Escolar em sala de aula, será realizado reuniões do Grupo de Estudos sobre Cartografia na Formação de Professores, isso visando a oferta de cursos de formação que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem e que promovam a capacitação dos acadêmicos do curso de Geografia e professores da Educação Básica, formando indivíduos intelectualmente emancipados e com domínio dos conceitos e processos relacionados à Cartografia Escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / BRUNO MAGNUM PEREIRA - Coordenador / Ana Paula Saragossa Corrêa - Integrante / PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES - Integrante.
2017 - 2018  PROSA na Casa Comum
Descrição: Considerando o perfil filantrópico da PUC-GO e a sua responsabilidade social de atuar junto à sociedade por meio de ações e projetos de extensão universitária, o Projeto ?PROSA na Casa Comum? busca abordar as questões socioambientais para o enfrentamento e/ou minimização do modelo de exploração predatória atualmente vigente e estimular mudanças de paradigmas através de práticas educativas para conscientização, valorização ambiental e promoção da sustentabilidade socioambiental. Desta forma, pretende-se promover a percepção da responsabilidade de cada membro ou esfera social para a exploração racional dos recursos naturais e que ela seja realizada nos moldes da sustentabilidade para a garantia das necessidades das gerações futuras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / MARCO AURÉLIO PESSOA DE SOUZA - Integrante / Helaine da Mota Resplandes - Coordenador / Maria Isabel Dantas de Siqueira - Integrante / Sarah Amado Ribeiro - Integrante.
2017 - 2017  LIBERDADE DIGITAL
Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer curso de informática básica a estudantes dos cursos do Campus Iporá, estudantes do ensino básico do município de Iporá ou municípios vizinhos e comunidade em geral. Há ainda o objetivo secundário de formar monitores da disciplina de Geoprocessamento entre os acadêmicos do curso de Geografia que participarem como monitores no projeto. Os cursos serão ministrados por estudantes dos cursos de graduação do campus, utilizando o laboratório de informática e o futuro laboratório de geoprocessamento, que serão para isso reservados. Espera-se que ao final de um semestre de curso os estudantes tenham adquirido noções básicas em informática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / Antonio Fernandes dos Anjos - Coordenador.
2010 - 2010  Práticas do ensino de Climatologia por meio da Educomunicação
Descrição: O Projeto de Extensão e Cultura ?Práticas do ensino de Climatologia por meio da Educomunicação? pretende incentivar e possibilitar o uso de novas propostas metodológicas no ensino da Climatologia, através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Espera-se que o Projeto facilite o ensino-aprendizagem da Climatologia em todos os níveis escolares, principalmente na educação básica, estimulando uma nova leitura dos saberes, criando espaços de ações e experiências. A atuação do Projeto ocorrerá por meio de oficinas oferecidas à estudantes da UFG e a professores da rede pública de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Diego Tarley Ferreira Nascimento - Integrante / Juliana Ramalho Barros - Coordenador.
Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Cooperação.